Como surgiu a Pizza !!!

Coronavírus! Tudo o que você precisa saber !!!
13 Março, 2020
ROMA, como tudo começou!!!
17 Março, 2020

Você sabe como surgiu a Pizza ???

A pizza como conhecemos atualmente e principalmente consumimos foi criada na Itália. Porém, sua origem pode ser contada desde o ano 1600 a.C. No Egito antigo, celebrava-se o aniversário dos Faraós com um tipo de massa fina temperada com ervas aromáticas.

O historiador grego Heródoto narra várias histórias, que eram passadas de pai para filho, de receitas da babilônia, que também tinham formas arredondadas. Já Virgílio narra que durante o Império Romano se cozinhavam “focacce” feitas à base de farinha de um tipo de grãos de trigo cultivados na época.

O mesmo Virgílio, em algumas de suas obras relata histórias de camponeses que utilizavam uma farinha feita de trigo, que era transformada em uma massa misturada com ervas e sal. Estas massas eram prensadas e tomavam forma redonda para serem assadas em fornos à lenha, cobertas com banha de porco e alho.

Na rota histórica desta “pizza ancestral”, encontram-se traços no período medieval e na Renascimento, nos quais a “pizza” apresenta variações de ingredientes e formas diferentes de ser assada. A pizza pode ser considerada como um alimento típico dos povos que habitam a região do Mediterrâneo. No entanto é no labirinto de ruas confusas de Nápoles, que ela encontrará sua pátria derradeira.

Durante as cruzadas, no século XI, o pão turco, redondo e achatado como o pão sírio, chega ao porto de Nápoles. Ele era coberto com carne de carneiro e iogurte fresco. Os napolitanos logo se encantaram com a iguaria, porém foram aperfeiçoando a receita utilizando trigo de qualidade para fazer a massa e colocando coberturas diferentes. Isto foi a origem da pizza moderna como conhecemos hoje. Faltava ainda a combinação de dois ingredientes fundamentais: a muzzarela e o tomate.

A muzzarela foi obra da população de Longobardos, de origem alemã, que habitaram boa parte da península italiana. Com a queda do império romano levaram com eles os búfalos, cuja fêmea forneceu o leite que deu origem a fabricação do queijo principal da pizza.

Já o tomate chegou à Itália vindo do Peru trazido pelos colonizadores espanhóis. No começo foi utilizado como molho, temperado com manjericão para completar outros pratos. Até que alguém resolveu utilizar o tomate e seu molho como cobertura da massa da pizza. O tomate, depois de um início de desconfiança teve sua aceitação triunfal na culinária italiana, em especial na cozinha napolitana.

Em 1730 nasce a verdadeira pizza napolitana, em sua versão Marinara, que era coberta com tomate, alho, azeite e orégano. Nesta época, começam a aparecer uma série de casas que se especializam em fazer pizzas, que já haviam caído no gosto de todas as classes sociais.

Na Itália a verdadeira pizza é bem diferente das pizzas tradicionais que encontramos no Brasil. A pizza é mais fina e com menos ingredientes, sem contar que a farinha utilizada para a massa é de uma qualidade superior e muito diferente da farinha produzida no Brasil. Quando entramos em uma pizzaria no Brasil nos deparamos com dezenas de sabores e mistura de muitos ingredientes para o recheio, o que na Itália não acontece, pois se utilizam menos sabores e poucos ingredientes (recheio) em cada pizza, onde podemos sentir o sabor da massa fina e crocante e os poucos recheios em cada uma.  O sabor mais apreciado pelos italianos é a “Margherita”.

No ano de 1889, nasce a pizza Margherita. Neste ano o pizzaiolo mais famoso da cidade era Raffaele Esposito. pela ocasião da visita do casal real, Rei Humberto e Rainha Margherita, o melhor pizzaiolo de Nápoles produziu três tipos de pizza: “alla mastunicola”, que era coberta com banha de porco, queijo e manjericão; “alla marinara” coberta com tomate, azeite alho e orégano, e, uma terceira pizza coberta com tomate, muzzarela, manjericão e azeite.

 

 

A rainha gostou muito da terceira pizza, que chamou o pizzaiolo para elogiá-lo pessoalmente. Assim em homenagem a rainha, Raffaele deu o nome Margherita para a pizza, que depois seria a mais famosa em todo o mundo e que tem as cores da bandeira italiana: o vermelho do tomate, o branco da muzzarela e o verde do manjericão.

 

Você pode visitar a “Pizzeria Brandi” em Nápoles, onde surgiu a Pizza Margherita. No cardápio podemos ler uma dedicatória que a Rainha Margherita escreveu a Raffaele Esposito pela deliciosa pizza que ele fez em homenagem a ela.

Até o final do século 19, a pizza e as pizzarias eram fenômeno restrito, em sua maior parte à cidade de Nápoles. Após a Segunda Grande Guerra e a consequente onda de imigração de napolitanos pelo mundo a pizza foi difundida nos quatro cantos do planeta.

Outro ponto muito importante, como mencionamos, a “vera pizza” italiana é mais fina, se você for a uma pizzaria na Itália para degustar a pizza, observe que a pizza é servida uma por pessoa e os italianos geralmente não utilizam talheres para comer, eles rasgam a pizza com as mãos ou cortam com a faca, dobram um pequeno pedaço e colocam na boca com a mão mesmo, sem os talheres.  Mais importante ainda, se você pedir ketchup ou maionese o garçom irá se sentir ofendido e certamente não irá trazer, pois isso para eles é inadmissível.

 

Você irá encontrar também diversos locais escrito “PIZZA AL TAGLIO”. São pequenas pizzarias que vendem pizza por pedaço e por peso, com um custo bem baixo. Isso é muito comum. Você escolhe o sabor da pizza que já está pronta no balcão, elas são retangulares e grandes, a atendente corta o tamanho que você desejar, pesa, esquenta no forno e você pode comer ali mesmo, geralmente o local é pequeno com poucos mesas e cadeiras, então as pessoas compram um vinho, cerveja ou refrigerante e saem comendo na rua ou sentam em alguma praça

E como última observação, e talvez a mais importante: o forno!!!! Sempre tem que ser forno a lenha, o sabor da pizza assada no forno a lenha é sempre inconfundível frente a uma pizza assada em um forno elétrico.

 

 

Você sabia que a pizza tem um dia para ser celebrada?  É o dia 10 de julho! Porém, para os apaixonados por este saboroso prato não tem dia, pode ser qualquer dia e qualquer hora a pizza é e será sempre um sucesso, e se for na Itália então, a combinação é perfeita!

 

 

Para você, qual o melhor sabor? Deixe seus comentários abaixo ou envie suas dúvidas que teremos o prazer em responder.

 

 
Fonte:
Revista Mundo Estranho.
Texto Pessoal.

Viajar te faz feliz!!!
whats +39 3272 504303
contato@felicitaliaturismo.com
www.felicitaliaturismo.com

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *