A cidade de Matera localizada na região da Basilicata no Sul da Itália tem uma arquitetura única e surpreendente. O centro histórico é conhecido como “SASSI DI MATERA” em português “Pedras de Matera”, porém na linguagem italiana são os “Bairros de Matera”, sendo reconhecida pela UNESCO desde 1993 como Patrimônio da Humanidade, foi a primeira atração do Sul da Itália a ser reconhecida pela Unesco.
É considerada uma das cidades mais antigas do mundo, as origens de Matera são muito remotas e é evidenciada pela descoberta no território circundante de alguns assentamentos sem continuidade desde a era paleolítica.
Basicamente, a cidade foi construída nas rochas, onde os moradores habitavam dentro de cavernas, haviam mais de 50 mil pessoas residindo nos “Sassi” até os anos 50, onde então o presidente da Itália na época dirigiu-se a nação sentindo-se envergonhado de ter em seu país pessoas residindo em cavernas em pleno desenvolvimento do mundo moderno pós-guerra.
Então foi construída uma nova Matera, a cidade nova, para realocar todos os morados dos “Sassi” para as novas residências.
A partir dos anos 60 os “Sassi” estavam praticamente sem mais nenhuma família e ficou abandonado por vários anos, até que no final dos anos 80 o turismo começou a se fundamentar ano após ano, em 1993 a Unesco declarou Patrimônio da Humanidade, fazendo com que o turismo tivesse mais um impulso.
Hoje os “Sassi” são um museu a céu aberto, que nos mostra a beleza inigualável deste local, com a história enraizada nas grutas e cavernas onde os habitantes residiam, onde podemos visitar e se perder no tempo, imaginando como as pessoas viviam nas cavernas, sem energia elétrica, condições de saneamento básica, e em algumas grutas até os animais como vacas e cavalos ficavam no interior da mesma gruta onde a família vivia, principalmente nos dias de inverno mais rigorosos.
Hotéis, restaurantes, bares, lojas de artesanatos encantam os “Sassi”, onde podemos interagir com as pessoas, visitar as Igrejas e algumas grutas.
Os “Sassi” são conhecidos como “A pequena Jerusalém”, pela semelhança entre as duas, por este motivo, o filme “A Paixão” de Mel Gibson foi rodado nos “Sassi” em 2004.
Outros cenas e filmes também foram rodados nos “Sassi” como a Mulher Maravilha em 2017, Ben-Hur em 2016, o Rei Davi com Richard Gere em 1985, Maria Madalena em 2018, além de várias produções italianas.
Se você vier ao Sul da Itália não deixe de conhecer esta maravilha.
A Felicitália Turismo tem roteiro que inclui a cidade, no Belezas do Sul da Itália, ou um roteiro personalizado para você, sua família ou grupo de amigos.