A história registra que as festas que deram origem ao carnaval tiveram início na antiguidade, nas regiões da Mesopotâmia, Grécia e Roma.
Sua origem pode estar ligada aos cultos agrários que pediam boas colheitas, ainda no período neolítico. A história registra que as festas que deram origem ao carnaval tiveram início na antiguidade, nas regiões da Mesopotâmia, Grécia e Roma. Sua origem pode estar ligada aos cultos agrários que pediam boas colheitas, ainda no período neolítico.
No Império romano, antes do nascimento de Cristo celebravam-se as Saturnálias, festas em homenagem ao deus Saturno.
Durante a Saturnália, os membros da nobreza e os escravos se misturavam nas ruas para as comemorações, que incluíam muita comida, bebida, música e dança. Nos dias de folia, tudo se invertia tanto que, o Rei Momo, era um escravo (da classe mais baixa de Roma) e podia ordenar o que quisesse durante as festividades e as pessoas representavam papéis, por isso, com o passar do tempo, veio o costume das máscaras, trazidas do teatro clássico grego.
Escultura sobre a Saturnalia que representa as diferentes classes sociais romanas, gladiadores e escravos:
Esta cópia em Bronze (1909) está em Buenos Aires no Jardim Botânico, a escultura original se encontra na Galeria Nacional de Arte Moderna em Roma feita por Ernesto Biondi (1899) .
Com o fim do Império romano e a ascensão do cristianismo a Igreja quis cancelar as Saturnálias, então, no ano 325, ficou decidido que os 40 dias antes da Páscoa (Quaresma) deveriam ser guardados apenas para orações e jejuns.
As festividades foram movidas para antes da Quaresma e ganharam o nome de “Carnevale”, que em latim significa “adeus à carne” “retirar a carne”. Por isso o carnaval é uma festa móvel.
Oficializar o carnaval, foi uma tentativa da Igreja Católica de “enquadrar” a festa que antes era tida como pagã.
A associação entre o carnaval e orgia é proveniente da semelhança com as festas realizadas pelos greco-romanas em homenagem ao Deus do vinho, Baco ou Dionísio para os gregos. Essas festas, ficaram marcadas pela embriaguez e pela liberação dos prazeres carnais.
O carnaval italiano acontece durante o inverno e para os eventos a céu aberto é necessário ir bem agasalhado, especialmente com crianças! Para quem gosta de agito, o ideal é ficar de olho nas festas noturnas.
Os desfiles geralmente são bem tranquilos, ideais inclusive para famílias com crianças.
Nem toda festa de carnaval tem música ao vivo.
As principais festas de carnaval na Itália
Agora que sabemos a origem do carnaval, vamos conhecer as principais festas de carnaval na Itália.
1. Carnaval de Veneza
Talvez seja o mais famoso e mais requintado do mundo é a principal festa de carnaval na Itália. É uma celebração mística e, que mesmo com o inverno, seduz e atrai um número enorme de turistas. Esta celebração é originalmente um ritual promovido pela elite financeira e cultural.
O grande marco do Carnaval de Veneza, é uso intensivo de máscaras e figurinos que reproduzem as vestes dos nobres dos séculos XVII e XVIII, ou representam os personagens da Commedia Dell’Arte – pierrôs, colombinas e arlequins.
A Praça de São Marcos é invadida por nobres, colombinas e por curiosos, enquanto a elite se refugia em festas exclusivas nas mansões e castelos do Gran Canale. As festas acontecem ao som de valsas, tarantelas e também ao ritmo do samba.
As famosas máscaras de Veneza são normalmente muito caras, mas é possível encontrar alternativas que caibam no seu bolso ou alugar um um traje.
A máscara mais famosa e procurada é a famosa ‘bauta’, máscara branca no formato de um bico, acompanhada por um chapéu de três pontas, um casaco grande e uma capa preta de seda, reproduzindo a imagem do nobre de Veneza. https://www.carnevale.venezia.it/
O Carnaval de Viareggio é o segundo carnaval na Itália mais procurado por turistas, depois de Veneza e teve origem em 1873 como protesto de alguns burgueses que decidiram sair as ruas de máscara.
Ele é conhecido pelos seus belos e imponentes carros alegóricos e acredite se quiser eles tem uma espécie de Sambódromo, a Citadella de Carnevale.
O símbolo do Carnaval de Viaregio é o Burlamacco.
Sua roupa é composta de um terno xadrez vermelho e branco, que lembra um Arlequim. O nome se refere ao Buffalmacco retratado por Boccaccio em Decameron. O carnaval é tão importante para a cidade que foi fundado um Museu do Carnaval em Viareggio – Museo del Carnevale
Acireale conhecido como “o carnaval mais bonito da Sicília”, é o terceiro carnaval mais procurado na Itália.
O Carnaval de Acireale acontece no cenário barroco maravilhoso da cidade velha, principalmente na Piazza del Duomo e passou a ser conhecido como o carnaval mais bonito da Sicília muito procurado pelos turistas.
A cidade se enche de alegria e um clima de descontração toma conta das ruas, com a participação de todos.
O grande marco são os carros alegóricos feitos em papel marchê e outros totalmente cobertos por flores. É claro, as máscaras não ficam de fora dessa festa. https://www.carnevaleacireale.it/
4. Carnaval de Roma
O Carnaval de Roma são invadidas por personagens legionários romanos e super-heróis, as tradicionais máscaras de Veneza pouco aparecem por aqui.
O desfile começa com a execução cerimonial da bandeira de Roma, onde artistas e atores da Commedia dell’arte, cavaleiros fantasiados, grupos históricos e representantes da cavalaria italiana fazem uma espécie de cortejo da Piazza del Popolo até a via del Corso.
Roma fica ainda mais cheia de turistas, que junto com os romanos saem as ruas para ver os desiles e mostrar suas fantasias.
Perfeito!!! Agora é só você escolher qual cidade mais combina com seu estilo e DIVIRTA-SE!!!
Se deseja conhecer Venezia, você pode reunir os amigos e montar um Roteiro Personalizado ou participar dos nossos grupos Slow Tour (max. 08 pessoas) com Roteiros na Itália, onde temos tour em Venezia!